ESTUDO 4:
O SIGNIFICADO DA MORTE DE CRISTO:
A morte de Cristo tem quatro aspectos fundamentais, que são: a substituição pelos pecadores; a redenção dos pecados; a propiciação e a reconciliação. É de grande importância compreendê-los, pois sem eles a morte de Cristo seria uma prova do amor de Deus, um exemplo para nós de entrega e auto-sacrifício, mas ela não teria valor eterno.
I- Expiação:
O significado de expiação é “sacrifício substitutivo”. É Jesus pagar o preço do pecado, morrendo em nosso lugar. O homem somente pagaria a pena de seus pecados sofrendo a condenação eterna. Deus providencia o “vigário” – substituto.
Expiação pessoal- “Oferecida pelo ofensor, uma questão apenas de justiça, mas nunca termina o seu pagamento.”
Expiação vicária – “Oferecida pelo ofendido, uma combinação de justiça e amor, um sacrifício completo.”
I Pedro 2: 24; 3: 18; I Timóteo 2: 5-6; Hebreus 9: 14 Isaías 53: 4-7
Deus não foi injusto com seu Filho ao condená-lo a pagar os pecados da humanidade, uma vez que o Filho estava envolvido no plano da salvação. Ele mesmo disse: “Ninguém tira a minha vida, eu espontaneamente a dou.”
No Antigo Testamento o sistema de sacrifícios ensina, claramente, sobre a substituição.
II- Redenção:
Redenção significa “libertação mediante um pagamento”. A expiação de Jesus na cruz nos trouxe a redenção. Ou seja, a morte de Jesus na cruz, em nosso lugar, pagando o preço do pecado (expiando) nos redimiu.
O redimido ou resgatado é aquele que foi comprado por um preço, deixando de pertencer a um senhor para pertencer a outro. I Coríntios 6: 19-20 At 20:28 Tito 2:14 I Pe 1:18-19
A doutrina da redenção se resume em: “Um Senhor comprou escravos, libertando-os do antigo dono que os oprimia, e depois os chamou para ser servos do Justo Senhor que os redimiu”.
A expiação é o preço pago, a redenção é o bem comprado, para a liberdade.
III- Propiciação:
Propiciação significa “o desviar da ira de Deus por meio do sacrifício expiatório de Cristo.”
Os termos “os deuses estão irados; façamos uma oferta para aplacar a ira dos deuses” apontam para um conceito pagão dos mitos gregos, ou histórias de crenças indígenas.
Porém, essa ideia é uma cópia, embora politeísta, do conceito bíblico de um Deus que se ira diante do pecado. O Antigo Testamento fala da ira de Deus cerca de 580 vezes. As formas de aplacar a ira de Deus, nesses textos, são: a purificação do pecado, o arrependimento, a intercessão e a própria iniciativa de Deus de providenciar o aplacar da sua ira. Salmo 78:38; Isaías 48: 9.
O aplacar da ira de Deus não está ligado à vingança, mas à justiça. Um Deus santo e totalmente justo não pode deixar o erro impune. Romanos 3: 25-26
O Antigo Testamento, ao mesmo tempo, retrata o amor de Deus, que não desiste do seu povo, ensinando, livrando e buscando comunhão com ele. Em seu infinito amor, Ele mesmo providenciou a propiciação, desviando sua ira para a cruz de Cristo. I Jo 2:2; 4:10.
Muitas vezes os termos expiação e propiciação são usados como sinônimos. Mas, “a expiação está ligada com a reparação do erro, e a propiciação acrescenta a ideia de acalmar a pessoa ofendida.” Podemos dizer que “Cristo propiciou a ira de Deus ao se tornar a expiação por nossos pecados.”
IV- Reconciliação:
O pecado deixou o homem num estado de inimizade e alienação em relação a Deus; numa situação sem esperança. Só uma iniciativa de Deus poderia trazer a reconciliação.
Reconciliação significa o concerto de um relacionamento. O que antes era inimizade e hostilidade, agora é harmonia, é a possibilidade de voltar a andar juntos.
Uma vez que a justiça de Deus foi satisfeita e sua ira foi aplacada (propiciação), então, o caminho da reconciliação do homem com Deus fica aberto. A provisão de Deus para reconciliação é universal, ou seja, a condição da humanidade mudou por causa da morte de Jesus, as pessoas agora podem ser salvas. Porém, isso não se aplica automaticamente, uma vez que o mistério da reconciliação demanda a proclamação do evangelho, e a resposta individual do homem.
Romanos 5: 10-11; 5: 19; II Coríntios 5: 18-21
Uma obra foi realizada na cruz e o véu foi rasgado; um chamado é feito, e uma resposta se faz necessário. O que veremos juntos no próximo estudo.